Confetes & Serpentinas !!

Aqui a família do samba se encontra !!!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pesquisas sobre Carnaval viram livros

Fonte: O dia na Folia

Rio - Serão lançados nesta quarta-feira, 1º de setembro, às 19h, no auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro, no Catete, os livros "A Bandeira e a Máscara: a circulação de objetos rituais nas folias de reis", de Daniel Bitter, e "A dança nobre do Carnava"l, de Renata de Sá Gonçalves. As obras são resultado das pesquisas de doutoramento dosautores, concluídas, em 2008, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/IFCS/UFRJ).

Os pesquisadores centraram suas investigações em manifestações artísticas e culturais da cidade do Rio de Janeiro. Daniel Bitter estudou as práticas rituais de foliões de reis no morro da Mangueira, e Renata Gonçalves teve como universo de pesquisa a dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba do Rio de Janeiro.

As duas obras trazem ao leitor os circuitos daqueles que fazem, dançam, tocam, aprendem e realizam suas tradições artísticas como importantes agentes culturais contemporâneos. Por meio da ação dos objetos materiais como a máscara e a bandeira, manipulados porfoliões de reis e devotos, ou o pavilhão das escolas de samba que dá vida ao casal de mestre-sala e porta-bandeira, os autores descortinam a cultura popular pelo viés dinâmico de suas atuações. Estes trabalhos etnográficos colocam em foco as diferentes possibilidades de inserção social dos indivíduos e a diversidade das manifestações culturais na cidade do Rio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário