Confetes & Serpentinas !!

Aqui a família do samba se encontra !!!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Saiba um pouco mais sobre a Unidos da Ponte !!!


Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte é uma escola de samba de São João de Meriti,cidade da Baixada Fluminense, que participa do carnaval carioca
Tendo participado do Grupo Especial algumas vezes, sem no entanto obter resultados expressivos. Hoje disputa os grupos menores sem grande destaque. Originária de São Mateus, sua sede já esteve situada no centro de São João, e também no bairro Carioca da Pavuna. Atualmente está de volta a seu bairro de origem.
Foi no dia 3 de Novembro de 1952, pelas famílias Macário e Oliveira. Desfilou no município de São João de Meriti nos anos de 1954, 1955 e 1956, sagrando-se campeã dos desfiles.
Em 1957, por iniciativa de sua presidente Carmelita Brasil, a primeira mulher a dirigir uma escola de samba, a escola registrou seus estatutos filiando-se à A. A partir de 1959, passou a desfilar na cidade do Rio de Janeiro. De 1959 a 1964 os enredos e sambas-de-enredo foram de autoria de Carmelita Brasil.
No ano de 1979, Édson Tessier foi eleito presidente. com a colaboração de antigos dirigentes e com ajuda de novos adeptos, imprimiu um ritmo dinâmico à agremiação. Transferindo a quadra do bairro de São Mateus para o centro do município e colocando a escola no grupo principal em1983. Em 1984, a escola é rebaixada; e em 1985, consegue o título do Grupo 1-B, voltando ao grupo principal em 1986, posição em que se manteve até 1989.
Em 1992, ainda com Tessier como presidente, a escola consegue voltar ao Grupo Especial, conseguindo o vice-campeonato do então Grupo 1. Conseguindo permanecer no Grupo Especial até 1996, totalizando assim 10 participações nesse grupo.
No Grupo A, amargou em 1999 o primeiro rebaixamento para o Grupo B, o que foi algo inusitado pois naquele ano a escola seria rebaixada duas vezes seguidas no mesmo ano: algumas semana antes do Carnaval a Ponte conseguiu uma liminar que a autorizava a desfilar no Grupo Especial, o que fez a AESCRJ promover a Cabuçu para ocupar o seu lugar.
Porém, poucos dias antes do desfile a liminar foi derrubada e a escola teve que ser a última desfilar no Grupo A. com uma escola a mais do que o previsto, o desfile, inicialmente previsto para a noite, foi realizado sob o sol forte das 8 da manhã, o que prejudicou bastante e fez a escola acabar rebaixada de novo.
A Ponte ainda voltou ao Segundo Grupo no ano seguinte, mas em 2003, foi novamente rebaixada para o Terceiro Grupo. Em 2005, a Unidos da Ponte reeditou seu enredo "E eles verão a Deus", de 1983, ano em que a escola desfilou pela primeira vez no desfile principal.
Em 2006, sob a presidência de Sidnei Carrioulo Antônio, a escola apostou em uma nova reedição, agora no seu enredo de 1992, "Da Cor do Pecado", que lhe rendera o acesso ao Especial de 1993. Mas, ao contrário do sucesso de 14 anos antes, a Unidos da Ponte enfrentou diversos problemas em seu desfile, com pouquíssimas alegorias e alas e seus componentes atrasados, amargando assim a última posição no Grupo B, sendo assim rebaixada para o Grupo C.
A tradicional agremiação Meritiense passou a encarar, lamentavelmente, o pior momento de sua história. Agravada ainda mais pela ascensão de novas escolas no município. Depois dessa queda, Édson Tessier retornou ao comando da escola. que deixou a Pavuna, onde esteve situada pra retornar ao bairro de origem, mas em 2007, não conseguiu voltar ao Grupo B, terminando na 4º colocação.
Em 2008, mais uma vez, não consegue voltar ao Grupo B, terminando na 9º colocação, no ano de 2009, com novo presidente, apresentou o enredo Circo, alegria do povão, de autoria do carnavalesco Ricardo Paulino. Contudo, não conseguiu se promover para o antigo Grupo de acesso B, ficando na 5° colocação com 157,2 pontos. em 2010, apresentou o enredo sobre a história do fotográfo Augusto Malta, terminando na 9º colocação.
Para 2011, a agremiação apostou no enredo Orixás do carnavalesco Ricardo Paulino, a preparação para o carnaval de 2011 começou em novembro de 2010. devido a escola não ter recursos suficientes para fazer final de samba-enredo. para isso encomendou-se o samba de Grillo, Peniche e Fernandão, com nova voz Og do Cavaco, que entra no lugar de Pingo Sargento e do mestre-sala e porta-bandeira formada por Diego Oliveira e Stefany.

Nenhum comentário:

Postar um comentário