Confetes & Serpentinas !!

Aqui a família do samba se encontra !!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

vamos cantar parabens para Vermelho-e-Branco de Niterói

Nesta sexta-feira, será realizada uma grande festa na quadra da Viradouro para comemoração dos 65 anos de fundação da agremiação.
A programação começa às 10h com Missa em Ação de Graça, celebrada pelo Padre Marcelo, na igreja de São Sebastião, no Barreto.
A partir das 12h, haverá um campeonato de futebol no Clube 5 de Julho, entre Porto da Pedra X Viradouro. Logo após a festa continua na quadra com a tradicional feijoada da vermelho-e-branco de Niterói, com encerramento da bateria da casa.

Fonte: www.ocarnavalcarioca.com.br

Grupos A e B: Sorteio da ordem de desfiles será em julho

A Lesga (Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso) vai realizar o sorteio da ordem dos desfiles dos Grupos A e B no dia 18 de julho, a partir das 20h, no Scalla Rio.Conforme regulamento, a União do Parque Curicica, vice-campeã do Grupo B, terá o direito de escolher a sua posição no desfile de Terça-Feira de Carnaval. E a Unidos de Santa Tereza, campeã do Grupo C que subiu para o B, será a primeira a desfilar. As outras agremiações participarão do sorteio de acordo com a ordem de classificação no último carnaval, sendo que as duas que desceram para o grupo, Caprichosos de Pilares e Alegria da Zona Sul, serão as últimas a participar do sorteio.

No Grupo A, a vice-campeã, Unidos do Viradouro, poderá dizer qual a sua posição no desfile de Sábado de Carnaval. As demais irão participar do sorteio de acordo com a sua classificação no Carnaval de 2011.

Ponta p[é inicial para a folia de 2012 !!

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) definiu os pares para o sorteio da ordem de desfile do Carnaval 2012. O evento será no próximo dia 6, na Cidade do Samba.
A Renascer de Jacarepaguá, campeã do Grupo A de 2011, abre o domingo de carnaval; enquanto a São Clemente vai abrir a segunda-feira de folia. A Porto da Pedra desfilará no domingo de carnaval e herdará a última bolinha do primeiro dia de apresentações, podendo ficar entre a  2ª a 7ª posição. O horário de início dos desfiles permanece às 21h.

Confira como ficaram os pares das escolas que não podem desfilar no mesmo dia:

- Beija-Flor e Unidos da Tijuca
- Portela e Mangueira
- Vila Isabel e Salgueiro
- Imperatriz e União da Ilha
- Mocidade e Grande Rio

Carnavalesco da Caprichosos de Pilares explica enredo para 2012

  A tradicional Caprichosos de Pilares, rebaixada para o Grupo de Acesso B no último Carnaval, deu o seu  pontapé inicial para voltar ao Grupo A em 2012. com o  enredo "A Caprichosos faz o seu papel... Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima" o carnavalesco Amauri Santos, quer emplacar e conquistar o campeonato em 2012 pelo segundo ano consecutivo na agremiação do subúrbio o Carnavalesco aposta na garra e determinação de sua comunidade para desenvolver um ótimo desfile na sapucaí.
Logo do enredo de 2012
 É válido lembrar que a Caprichosos de Pilares não desfila no terceiro grupo do Carnaval carioca desde 1977, quando foi terceira colocada do extinto Grupo 3, com o enredo ''Maria Quitéria, heroína de uma raça''.

Carnavalesco Amauri Santos



Veja Logo do enredo do Império Serrano 2012

Enredo: Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba

 A Agremiação de Madureira exaltará a sambista do bairro no carnaval de 2012 tentando assim, o campeonato e uma vaga do Grupo especial em 2013. 




sexta-feira, 17 de junho de 2011

Carnaval capixaba !! Enredos

Confira alguns dos enredos que vão agitar o Sambão do Povo em Vitória - ES no carnaval de 2012:

Andaraí
ENREDO: "Milson Henriques, Bodas de Ouro em verde e rosa"

Pega no Samba
ENREDO: "Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos"

- Jucutuquara
ENREDO :  "Os Mistérios e Encantos da Ilha de Tupinambarana".

Imperatriz do Forte
ENREDO: "60 anos do SESI - Serviço Social da Indústria"

Independentes de São Torquato
ENREDO: "Simplesmente Rosa".

Unidos da Piedade
ENREDO: "AFECC - Associação Feminina de Educação e Combate ao Cancêr"

Mocidade Unida da Glória (MUG)
ENREDO: "Gonzagão! Filho do Sertão, Majestade do Baião - 100 anos em glória"

Unidos da Tijuca premiará financeiramente parcerias que não forem campeãs !


Após trazer mais criatividade para o carnaval carioca nos últimos anos, a Unidos da Tijuca inova mais uma vez. Desta vez o alvo é a disputa de samba-enredo da escola para o Carnaval 2012. Além da parceria que vencer a disputa, as outras quatro que ficarem entre cinco primeiras também irão receber premiação financeira. De acordo com o diretor de carnaval da agremiação do Borel, Ricardo Fernandes, a ideia foi do presidente tijucano Fernando Horta.
- Essa decisão foi tomada com o intuito de minimizar os custos dos compositores que disputam samba aqui na Unidos da Tijuca. Além disso, queremos incentivar e valorizar a disputa. Acredito que o retorno será bem positivo – disse Ricardo Fernandes.
O diretor de carnaval também ressaltou que não houve pedido de nenhum compositor para que Fernando Horta tomasse a decisão e que os valores serão definidos e divulgados aos compositores no dia da entrega da sinopse, ainda sem data para acontecer. 

Clara Nunes será cantada pela Paraíso do Tuiuti ano que vem

  Mais uma escola do carnaval carioca prestará homenagens no carnaval de 2012 agora fo a vez do GRES Paraíso do Tuiuti, escola do bairro de São Cristóvão, vizinha da Verde-Rosa.
    A agremiação campeã do grupo de Acesso B neste carnaval, ganhou o direito de desfilar no grupo A e escolheu como tema de enredo a vida e trajetória de Clara Nunes.

    O desfile intitulado "A tal mineira" será desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos e vai mostrar o legado musical deixado pela portelense, que completaria 70 anos em 2012.





Será que agora é verdade mesmo??

Ao que tudo indica ,o  Nordeste vai estar com tudo no próximo carnaval. Depois de escolas como Beija-Flor, Salgueiro e Imperatriz, a Unidos da Tijuca também terá enredo com temática nordestina.
Pavão Real - Símbolo da escola

Segundo a coluna “Retratos da Vida", do jornal "Extra” desta quarta feira, a escola do Borel terá o centenário de Luiz Gonzaga como enredo da próxima folia.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Video da entrega da Sinopse da união da Ilha 2012

  A União da Ilha entrega sua sinopse em Grande estilo para toda sua comunidade  reunida na quadra da Associação Atlética Portuguesa para prestigiar o evento. O carnavalesco Alex de Souza apresentou o evento que vou logo abraçado pela comunidade.
  A festa promovida pela diretoria, aclamou o lançamento do enredo "De Londres ao Rio: era um vez... uma Ilha...", de autoria do carnavalesco Alex de Souza.

Sou Belford Roxo, Corumbá - sou Macunaíma - sou brasileiro.

 Conheça o Logotipo do enredo da Inocentes de Belford Roxo para o carnaval de 2012



'A vida como ela é, bonitinha mas ordinária... Assim falou Nelson Rodrigues'.

  Desenvolvido pelo Carnavalesco Alexandre louzada, a Unidos do Viradouro cantará Nelson Rodrigues, no carnaval de 2012 tentando assim retornar a elite do samba.

  É válido lembrar que  "recentemente", mais precisamente no carnaval de 2001 a unidos da Tijuca cantou e encantou a Marquês de sapucaí com o mesmo enredo.

mestre Átila confirma o nome da nova voz do Imperio Serrano

  Depois de muitos nomes cogitados e cotados para assumir o cargo, a  informação de que a voz oficial do Império Serrano para o carnaval de 2012 seria do " Tenor do samba" , Richahs ,foi confirmada por Átila, presidente  da verde e branco de Madureira.


Richahs


O detalhe curioso é que Richahs já teve uma breve passagem pelo Império Serrano, em 1993. Ele gravou a faixa da escola no LP oficial, mas não desfilou devido a divergências com a direção imperiana.

Barão de Mauá é o enredo da Verde e Branco de Niterói !!

   As principais realizações de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, foram a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro do Brasil, a construção da primeira ferrovia, a estrada de ferro  Mauá, a exploração do rio Amazonas e afluentes com barcos a vapor, a criação do primeiro banco do Brasil, a instalação do cabo submarino telegráfico entre a América do Sul e a Europa, e a implementação da iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro.
Barão de Mauá e uma das primeiras Locomotivas a Vapor



.  Pois então, este será o enredo, a história que a Acadêmicos do Cubango irá levar para avenida no carnaval de 2012.O tema será desenvolvido mais uma vez pelo carnavalesco Jaime Cezário. O mesmo adiantou que o título do enredo e sinopse para os compositores serão divulgados em breve.   

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Unidos da Tijuca começa ensaio de bateria

Na próxima quinta-feira, a partir das 20h, a Unidos da Tijuca começa os seus ensaios de bateria, que vão acontecer na própria quadra da escola, que fica na Avenida Francisco Bicalho 45, Santo Cristo.



A Pura Cadência, como é chamada a bateria da Tijuca, é comandada por mestre Casagrande e no desfile de 2011 conseguiu todas notas máximas.


Sinopse da Nenê de Vila Matilde

Sou forra, mulher, rainha e mineira. Vivi no Arraial do Tijuco, cidade dos diamantes das Minas Gerais, lá pelos idos do século 18. Fui amada, respeitada, temida, odiada... Meu nome é Francisca da Silva de Oliveira, simplesmente Chica da Silva, negra na cor e mulher de muito valor.

Hoje, em minha paz celestial, decidi dar uma grande festa para ilustres convidados, em homenagem a vitória da liberdade, a literatura, a poesia, a música, ao teatro, ao samba... A cultura dos negros brasileiros.

Nesta festa sem recato, no lugar de navios negreiros teremos carruagens e liteiras douradas, no lugar da dor e da tristeza teremos alegria, e no lugar de grilhões teremos tambores.

Que soem os tambores...

Personificada em minha vida e história, da casa dos sambistas faço o meu castelo. Celebro a vida e a Águia da Azul e Branca põe-te a voar, mostrando a glória desse povo que vive a sambar. Por que hoje “No Palácio da Nenê a Festa é para Você. Chica Convida!”

Peço licença aos donos dessa casa. Com o meu orgulho renovado recebo os meus filhos. Todos educados longe do seio materno, meus “mestres de cerimônia” que trazem no olhar o afeto, a alegria do nosso amor eterno.

Em respeito a Vossa História, meus bambas de fato, que girem as suas “senhoras”, suas Tias Baianas, sigam o meu cortejo em devoção a Nossa Senhora do Rosário à tradição da coroa. Bailam os negros no ritmo do Congado. Onde o Rei do Congo e a Rainha Ginga são coroados... Em tempo de batuque, é dança pra todo lado, olubajé é o seu legado.

Mucamas, criados, atenção! São muitos os afazeres... Movidos por um sentimento de conquista, glória e paixão, cuidem com apreço dos vestidos, das perucas, das jóias à minha adoração. Como o habitual, tragam flores e águas de cheiro. Enfeitem, de forma sem igual, as paredes do palácio com tecidos coloridos, com palhas secas e fios de sisal. Organizem as louças de porcelanas e preparem um maravilhoso banquete. Com um toque africano e bem temperado, caprichem nos quitutes doces e salgados.

Músicos toquem, toquem, toquem... Como a suave brisa que embala a sinfonia dos ventos, apresento-lhes o meu quinteto. Sob as obras musicais, sonatas, transcritas para o meu folheto, trago com requinte e leveza a dança do minueto.

Rufam os tambores...

Alegria, alegria! Não é conto, nem magia é Rei Zumbi que acabou de chegar. Cada qual com a sua verdade, Zumbi e mil Palmares contra a atrocidade em nome da Liberdade.

A virtude de tornar real o sonho da alforria para muitos negros escravos é a sua lei. Entrelaçado em ouro, das minas, eu, o desbravei... Nem tão pouco sonhei. Aplausos, para o nosso glorioso Chico Rei.

Pressinto! E um repentino silêncio se faz presente. Um trotar sublime e envolvente ganha espaço reluzindo-se como uma estrela incandescente. É Dom Obá e Agotime, que a bordo de uma carruagem resplandecente, chegam para desfrutar da alegria de toda essa gente.

Tudo acontece ao mesmo tempo. Ganha movimento e os negros escravos vão se livrando dos seus tormentos. Brilha a este espírito de consagramento, a altivez do que é icomum, a atitude à eficácia, de uma “santa de olhos azuis”. Chega, livrando-se da mordaça, entre a luta e a sua audácia, a negra, que história batizou de Escrava Anastácia.

“Não se ri do destino”. A sua arte floresceu dos sonhos de quando ainda era um menino... Esculpe e dimensiona o seu cenário projetando ao mundo a tradução dos seus santinhos. Isso tudo me fascina, assim, como contemplo a cultura em meu caminho, vou saudando a criatividade de Antonio Francisco Lisboa, o nosso querido Aleijadinho.

Iluminem este palácio. As palavras vão dando conta do meu prefácio. A persuasão ganha vida, meio a discursos, projetos e publicações, uma revolução. Rumam à vitória da tão sonhada Abolição. Para minha grande festa, de forma exuberante e curiosa, tem gente que vem de barco, o meu maior fascínio. Recebam o Almirante Negro, o engenheiro André Rebouças e o político José do Patrocínio.

Assim como sempre quis a essa altura, em noite de festa e de gente feliz, personificado em verso e prosa, seu nome é Machado de Assis. Como em Memórias Póstumas de seu personagem define sua diretriz: a cada poema, crônica, frase um dissabor. Ora extraídos da dor, ora preenchidos com a docilidade deste grande escritor.

Entre linhas revelo o que sinto. O contemporâneo, ao meu olhar, deixou de ser um mistério sucinto. Sob a magnificência de um poeta, dedicado às letras, descobri a Pátria Mãe gentil: Cruz e Souza o maior autor simbolista do Brasil.

Vamos celebrar a glória de um povo que sabe rezar. Tantas origens de tal profusão. Tem batuque? É gira de candomblé. Lá vem Tia Ciata, Mãe Menininha do Gantois ao culto sagrado, que faz da reza um canto, a cada mãe de santo, um axé. Mas quem pode com mandinga não carrega patuá. Peço licença ao Ketu, ao Jejê e ao Nagô, para louvar o Orixá da justiça, nosso Rei Xangô.

O conto que a gente canta é a história que o povo faz. É o samba que os males espanta dos sambistas imortais. Certo do me conduz, vamos cantar sambar ir além do que propus. Unindo a moderna cultura negra brasileira à Mãe África com os belos sambas de Clementina de Jesus.

Nesse reduto de bamba, onde tudo é versado, vou deixando o meu recado. Entre o erudito e o popular ouço Clara cantar, vejo Chiquinha Gonzaga, ao som do piano, abrir alas pro meu povo passar. E sob a regência do maestro renomado, que de Carlos Gomes fora batizado, contemplo um “Guarani” a descansar.

Não há aquele que não preste atenção, na melodia de uma simples canção e não leve consigo o acorde “Carinhoso” de Pixinguinha em seu coração. Um marco ou um dilema? É Grande Otelo interpretando nas telas do cinema. Chega sem choro e sem dor, esbanjando alegria, com suas diversas formas de fazer humor.

Um importante momento! Inicia o primeiro ato da peça “Aruanda” dirigida por Abdias do Nascimento. Um súbito encantamento toma conta de todos. E não é pra menos: elevar a autoestima do negro brasileiro era o seu principal argumento.

A grande festa é a esperança, faz aliança é união. Com seu estandarte exalta a arte e acende as luzes da imaginação. No passo desse compasso o samba se une numa apoteótica celebração: Seu Nenê, Seu Inocêncio Mulata, Seu Carlão, Seu Pé Rachado e Dona Madrinha Eunice a inspiração.

E desse encontro mágico e universal chamado carnaval, bate forte o coração. A Nenê de Vila Matilde confraterniza, entende as razões, que no mundo do samba vale-se muito quando se respeita os pavilhões. Recebe Ismael Silva da Estácio de Sá, Cartola da Mangueira, Dona Ivone Lara do Império Serrano, Seu Calça Larga do Salgueiro, Paulo da Portela e estende nesta Avenida a sua maior paixão... De braços dados desfila o enredo do seu samba, ao lado desses eternos guardiões.

Celebrem, cantem forte, ninguém há de duvidar, que a Nenê é Chica da Silva e Chica da Silva é Nenê! Porque nascemos pra brilhar.
Logotipo do enredo

Carnavalesco - Fernando Dias
Pesquisa e texto - Marcos Roza

Luciana Yegros é a nova coreógrafa da Unidos do Viradouro


Com a responsabilidade de substituir Fabio de Melo no próximo carnaval da Viradouro, Luciana Yegros enfrentara a grande dificuldade que é coreografar uma comissão de frente no grupo de acesso A. 

Edvaldo Fonseca, diretor de carnaval da Estácio de Sá confirma enredo sobre Luma de Oliveira

Apesar de algumas críticas sofridas após o anúncio do enredo sobre Luma de Oliveira, Edvaldo confirmou que será este mesmo o enredo e que a modelo ficou muito contente com a notícia. Outras informações confirmadas pelo diretor de carnaval dão conta de que não haverá patrocínio para o desenvolvimento do tema e que os segmentos da escola teriam reagido muito bem à escolha.
Luma de Oliveira


Elza Soares é tema da Unidos do Cabuçú em 2012

 Para o próximo Carnaval , a cantora Elza Soares será enredo da Unidos do Cabuçu. A  escola que já esteve na elite do carnaval carioca hoje em dia desfila no Grupo C e faz sua apresentação na Estrada Intendente Magalhães, no bairro Campinho.O enredo será assinado por Marco Aranha e Marcyo de Olliveira. Eles pretendem retratar a trajetória da cantora e algumas de suas paixões.
Elza Soares

Bandeira da Unidos do cabuçú



A Beija-Flor apresentou o enredo ''São Luís - o poema encantado do Maranhão'' em grande estilo

Com grande festa realizada em sua quadra na noite desta quarta-feira, a agremiação de Nilópolis apresentou o enredo ''São Luís - o poema encantado do Maranhão'' , que de acordo com a sinopse lida no palco pelos membros da comissão de carnaval, Bira e Victor Santos, e a explicação do diretor de carnaval, Laíla, apresentará de maneira mística a história da capital maranhense.


   Com portas abertas para a comunidade, a quadra da Beija-Flor recebeu bom público, que pôde acompanhar um pouco da cultura de São Luís através da apresentação dos grupos folclóricos maranhenses Boi Barrica e Santa Fé. Além da apresentação dos maranhenses, uma grande roda com cânticos em homenagem a todos os orixás e aos pretos-velhos emocionou os presentes, que estavam com velas e palmas nas mãos e deram início a uma pequena procissão dentro da quadra em direção à imagem de São Jorge.

Império de Casa verde na busca por nova Rainha !!

E quem disse que o mundo pop não tem samba no pé? De acordo com a coluna "Olá!", do jornal "Agora São Paulo", as cantoras Kelly Key e Wanessa são cotadas para ocupar o posto de rainha de bateria da escola paulistana Império da Casa Verde.

A apresentadora Ana Hickmann também teria sido cogitada, mas ela já está comprometida com outra agremiação, a Vai Vai.


Kelly Key





A Império da Casa Verde deve anunciar a sua nova rainha de bateria, posto ocupado por Gracyanne Barbosa nos últimos quatro Carnavais, no próximo dia 2. A mulher de Belo perdeu o cargo por não poder participar de atividades da agremiação com frequência.


Wanessa